.

HÍFEN: exercícios resolvidos

exercícios nova ortografia com gabarito resolvidos explicados uso do emprego do hífen  novo acordo ortográfico comentados  com explicação com respostas

Você aprendeu a usar o hífen adequadamente por meio do Método da Regra Geral e por meio das Regras Específicas. Agora é hora de praticar para poder fixar todas essas informações. Pegue uma folha de papel e escreva suas respostas. Se não souber não chute a resposta: escreva sabendo o "porquê" para você não enganar a si próprio. Depois disso, veja a explicação das respostas corretas ao final da lista. Não se preocupe com a quantidade de acertos, mas sim com a correção. Erre agora para não errar na prova. 

Escreva as palavras compostas correspondentes da lista abaixo usando hífen ou não. Não precisa explicar a regra. Se não souber, não chute: deixe em branco e descubra a resposta correta depois. Primeiro tente fazer tudo e depois confira as respostas, senão você estará estudando de forma errada. 

1) quarta + feira
2) pimenta + do + reino
3) super + homem
4) pé + de + moleque
5) micro + ondas
6) mini + saia
7) pingue + pongue
8) porta + malas
9) co + herdeiro
10) anti + inflacionário
11) ponto + e + vírgula
12) anti + higiênico
13) co + fundador
14) auto + escola
15) porto + alegrense
16) para + quedas
17) pan + americano
18) inter + regional
19) arco + íris
20) inter + municipal
21) co + réu
22) cara + de + pau
23) semi + círculo
24) pega + pega
25) semi + reta
26) peixe + espada
27) aero + espacial
28) co + obrigação
29) pé + de + meia
30) re + escrever


Respostas e explicações

Palavras do tipo "prefixo + palavra"

Nas palavras compostas do tipo "prefixo + palavra", nós devemos usar hífen quando o prefixo terminar com a mesma letra que iniciar a outra palavra. Logo, o certo é escrever: micro-ondas, anti-inflacionário e inter-regional.

Caso contrário, caso o prefixo não termine com a mesma letra que começa a outra palavra, não usaremos hífen. Logo, o certo é escrever: autoescola, intermunicipal, semicírculo, aeroespacial.

Porém, se a palavra começar com "r" ou "s" e se o prefixo terminar com vogal, então o "r" e o "s" serão duplicados. Logo, o certo é escrever: minissaia, semirreta.

Além disso, sempre usamos hífen caso o segundo elemento comece com a letra "h". Logo, o certo é escrever: super-homem, anti-higiênico.

Palavras do tipo "palavra + palavra"

Nas palavras compostas do tipo "palavra + palavra", se as duas palavras forem ligadas por algum tipo de elemento de ligação, então não usaremos hífen. Logo, devemos escrever: pé de moleque, ponto e vírgula, cara de pau.

Caso contrário, caso as duas palavras não sejam ligadas por algum elemento de ligação, nós usaremos hífen. Logo, o certo é: quarta-feira, porta-malas, arco-íris.

Regras Específicas 

Usamos hífen em palavras compostas por palavras iguais ou semelhantes (não ligadas por elementos de ligação). Portanto, o certo é: pingue-pongue, pega-pega.

Usamos hífen em palavras que indicam espécies de plantas (botânicas) ou animais (zoológicos), independente de terem ou não elementos de ligação. Logo, devemos escrever: pimenta-do-reino (espécie botânica), peixe-espada (espécie zoológica).

Usamos hifens nas palavras que indicam lugar de origem. Logo, devemos escrever: porto-alegrense (quem nasceu em Porto Alegre).

Com os prefixos "circum" e "pan" nós devemos usar hífen se a palavra seguinte começar por m, n ou vogal. Logo, devemos escrever: pan-americano.

Não usamos o hífen com o prefixo "co". Se a palavra seguinte começar com "h", então o "h" é cortado. Se a palavra seguinte começar com "r" ou "s", então essas letras são duplicadas. Logo, o certo é: coerdeiro, corréu, coobrigação.

Com os prefixos "pre" e "re" nós não usamos hífen. Logo, devemos escrever reescrever.

Algumas palavras são exceções (são escritas sem seguirem nenhuma regra). Logo, devemos escrever: paraquedas, pé-de-meia


Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »