.

ALTO ou AUTO?



A dúvida é: qual é a diferença entre "auto" (com "u") e "alto" (com "l")?



Resposta: a palavra "alto" é o contrário de "baixo", ou seja: significa "elevado", "grande", "superior". É escrito com "l" porque ele vem do latim "altus". Exemplo:

O prédio é bem alto. Ele tem mais de quarenta andares.
Meu avô costuma falar muito alto, quase gritando. 

Já a palavra "auto" é um prefixo associado ao automóvel. Portanto, as palavras que começam com "auto" podem fazer referência ao automóvel. Exemplo: autopeças (peças de automóvel), autoescola (escola para dirigir automóveis, ou veículos), óleo automotivo (óleo para motor de automóvel), etc. 

Além disso, "auto" também tem o sentido de "si próprio", ou seja: o sujeito faz a ação para ele mesmo. Exemplo: "autobiografia" (escreve a biografia de si próprio), "autodidata" (estuda e aprende por si próprio), "autocontrole" (controla-se a si mesmo), "autoavaliação" (avalia a si mesmo). 

"Auto" também pode ser um texto teatral (ex: Ariano Suassuna escreveu o "Auto da Compadecida") e também pode ser um tipo de registro judicial. 

Dúvida comum: "alto-falante" (e não "auto-falante). O correto é "alto-falante", ou seja: dispositivo que "fala alto", ampliando o som. É importante observar que essa palavra se escreve com hífen porque é uma palavra composta por outras duas palavras ("alto" e "falante") sem elemento de ligação entre as duas, o que não acontece, por exemplo, com "pé de moleque" ou "dia a dia". Entenda melhor a regra geral dos hifens clicando aqui

Agora veja:
Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »