.

ASCENSÃO ou ASCENÇÃO? Qual é o correto?


A dúvida é: devemos escrever ascensão (com s) ou ascenção (com ç)? Qual é o correto?



Resposta:  forma correta é ascensão (com "são"). A palavra "ascenção" está errada. 

Significado: "ascensão" é o ato de ascender, ou seja: de subir, de se elevar. É bem comum encontrarmos essa palavra nos livros de História para expressar o crescimento e o desenvolvimento de uma civilização, ou então a chegada a um nível superior de alguém ou de alguma organização. Exemplo: "A ascensão de Hitler ao poder" (a subida de Hitler ao poder), "a ascensão do império romano" (o crescimento do império romano). 

Outro exemplo: João teve uma rápida ascensão dentro da empresa, virando diretor em poucos anos (ou seja: ele "subiu" rapidamente na hierarquia da empresa). 

Ascender ou acender?

Observe que ascensão é escrita com "sc" pois essa palavra vem de "ascender" (que é diferente de "acender"). A palavra "acender" significa ligar ou iluminar (ex: João acendeu a lâmpada), enquanto que "ascender" significa subir ou se elevar (João ascendeu rapidamente nos cargos da empresa). Como as palavras têm o mesmo som é bem comum haver dúvidas em sua escrita. 

Portanto, aí vai uma dica: ASCENDER tem S de SUBIR. Logo, ACENDER sem S não é de subir (só pode ser então de "acender a lâmpada", de "acender a vela", etc). Tendo isso em mente, você nunca mais vai confundir essas palavras. 

Agora veja:

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »