.

Mal Humor ou Mau Humor? Qual é o certo?


Mal humor ou mau humor? Ou seria mal-humor ? Ou então mau-humor? Qual é o certo? Você ficou na dúvida? 

Mau humor, mau-humor, mal humor ou mal-humor qual o certo


Resposta: a única maneira correta de escrever é mau humor. Todas as outras maneiras estão erradas e nós vamos explicar os detalhes agora. 

Mau ou Mal?


Mal é o contrário de "bem" e "mau" é o contrário de "bom". Portanto, devemos escrever mau humor (pois é o contrário de bom humor). 

DICA: para você não esquecer que "mal" é o contrário de "bem" (mal/bem) e que "mau" é o contrário de "bom" (mau/bom) basta observar a forma das letras de cada par. 

No par MAU / BOM, a letra "U" tem a forma curva assim como "O" também tem. 
No par MAL / BEM, a letra "L" tem bordas retas da mesma forma que o "E" também tem. 


Essa é uma dica simples que vai te ajudar a lembrar dos pares que fazem oposição (MAU é oposto de BOM e MAL é o oposto de BEM). 




Hífen


O correto é escrever mau humor, ou seja: não usamos hífen. Portanto, é errado escrever mau-humor. As palavras "mau" e "humor" estão separadas e funcionam de modo autônomo, ou seja: as duas não formam uma nova palavra (não existe composição). 

Explicando melhor: quando eu digo que "isso é um mau exemplo",  eu não uso hífen para juntar"mau" com "exemplo", ou seja: essas duas palavras continuam separadas e independentes (a palavra "mau-exemplo" não existe). Quando eu digo que "eu estou de péssimo humor" eu não uso hífen para ligar "péssimo" com "humor" (a palavra "péssimo-humor" não existe). Quando eu digo que eu "estou de mau humor", eu também não uso hífen porque "mau" e "humor" são palavras autônomas. 

CUIDADO: quem tem mau humor é mal-humorado. Nesse caso, as palavras "mal" e "humorado" se juntaram numa palavra só, formando a palavra "mal-humorado". De acordo com a Nova Ortografia, nas palavras compostas por "bem" e por "mal" nós devemos usar hífen se a segunda palavra começar com vogal ou com a letra H, que é o caso de "mal-humorado" e de "bem-humorado". 

Além disso, devemos escrever "mal-humorado" com a letra L porque "mal-humorado" é o oposto de "bem-humorado" ("mal" é oposto de "bem"). 

Conclusão: o certo é escrever mau humor (oposto de bom humor) e mal-humorado (oposto de bem-humorado). 



Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »