.

Senso ou censo?



A dúvida é: devemos escrever senso ou censo? É bom senso ou bom censo? Como escreve? Veja a resposta agora.

senso ou censo


Resposta: as duas palavras existem na língua portuguesa e cada uma delas possui um significado diferente. 

A palavra censo se refere a recenseamento, que é um processo estatístico que recolhe diversas informações da população, como o número de habitantes do país, o local de moradia e as condições de vida, por exemplo. A cada dez anos, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) faz um censo no qual a população brasileira é contada. Exemplo:

No censo demográfico do ano de 2010, 
o Brasil tinha 190.755.799 habitantes.


Para os demais significados, nós usamos a palavra senso com a letra "s". Portanto, devemos escrever bom senso, senso comum, senso crítico, senso de humor, senso de direção e por aí vai. 

A expressão bom senso está associada à ideia de sensatez (alguém que é sensato). Então, uma pessoa sensata é aquela que tem bom senso, ou seja: é a pessoa que age de modo equilibrado, com cuidado, com prudência, com sabedoria e com inteligência, sem cometer exageros ou erros. Exemplo:

Use o bom senso ao escolher o nome do seu filho 
(isto é: seja sensato, cuidadoso e inteligente ao escolher o nome do seu filho)

A expressão senso comum se refere ao modo de pensar da grande parte das pessoas. A ideia é aceita porque muita gente diz e essa ideia vai sendo transmitida de geração em geração. Por exemplo: dizer que "gato preto dá azar", ou então que "a voz do povo é a voz de Deus" são conhecimentos do senso comum, já que são tidos como verdadeiros porque "todo mundo diz". 

Veja outros exemplos com a palavra "senso":

Ele não tem senso crítico: não tem opinião própria. 

Ele não tem senso de humor: vive sério e emburrado. 

Ele não tem senso de direção: não sabe o que é esquerda nem direita. 


Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »